Elias Inácio de Moraes
Nestes dias em que os temas políticos têm ganhado destaque é importante refletir a respeito do significado de algumas expressões que têm circulado nas redes sociais de maneira muito superficial, de modo a evitar distorções e equívocos que possam comprometer a imagem do Espiritismo entre as pessoas mais esclarecidas.
Socialismo - Embora o termo “Socialismo” tenha sido criado somente no
início do século XIX, trata-se de um movimento cujas origens remontam à
antiguidade, passando pelos filósofos da antiga Grécia, e que questiona as desigualdades
sociais e as condições de vida dos seres humanos numa busca de maior justiça
social. Fortemente impulsionado pela consolidação do capitalismo, no século
XVIII, seus defensores propunham que o interesse coletivo (social) fosse prioritário
em relação aos interesses dos indivíduos.
Robert Owen, Arthur
Connan Doyle e Léon Denis, o principal continuador de Kardec, eram socialistas,
assim como muitos outros nomes importantes do Espiritismo. Kardec, que era
filho de magistrados, escritor, educador e empresário, manteve uma certa neutralidade em relação a esses
movimentos, mas tinha conhecimento das discussões que se travavam. Em 1857, ao
publicar O Livro dos Espíritos, ele abordou
diversos temas da pauta socialista, como a desigualdade das riquezas, a
miséria, o uso social da propriedade, a igualdade dos direitos do homem e da
mulher, a igualdade entre os seres humanos e a transformação social.
Connan Doyle entendia
que “para reinar a ordem social o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo
devem dar-se as mãos; do Espiritismo pode nascer o socialismo idealista”. Assim
também Léon Denis compreendia que o Espiritismo é o complemento que faltava ao
Socialismo, destino inevitável de uma sociedade humana mais fraterna e
solidária. Em 1941, ao escrever O Consolador, Emmanuel/Chico abraçam a ideia de um "socialismo cristão", de vez que a social-democracia estava promovendo grande melhoria nas condições de vida e de bem-estar em diversos países da
Europa mediante a participação das classes trabalhadoras
na política dos seus países.
Comunismo - O termo “comunismo” ganhou força com o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, lançado em
Londres em 1848, no qual acusavam os socialistas de serem “utópicos” por
acreditarem em uma transformação social paulatina, baseada no esclarecimento.
Segundo seus autores, a exploração capitalista chegaria a tal ponto que
induziria os operários a uma revolução, colocando fim ao capitalismo e
inaugurando um novo modelo baseado na propriedade coletiva dos meios de produção,
uma sociedade comunal onde o resultado do trabalho seria compartilhado entre
todos, sem a exploração de um ser humano por outro ser humano. Embora provida
agora de uma roupagem científica, essa ideia também remonta à antiguidade. Um
exemplo de sociedade comunal planejada é a Casa do Caminho, criada pelos seguidores de
Jesus, como consta em Atos dos Apóstolos. Ao longo do século XX vários países tentaram implementar modelos inspirados nas propostas de Karl Marx, mas que têm encontrado dificuldade
na sua aplicação, tanto pelas dificuldades internas quanto pela forte oposição, até mesmo armada, dos países
capitalistas.
Se, por um lado, esse modelo
transformou a atrasada Rússia czarista na maior potência militar, científica e
cultural do planeta em menos de 50 anos, isto se deu com a reprodução de muitas
das mazelas do capitalismo, inclusive a subjugação do proletariado pelo Estado
e o assassinato de muitos opositores do regime. Visando opor-se à
pressão ideológica externa esses países limitaram o acesso da sociedade à comunicação com o mundo exterior, pelo que têm sido severamente criticados.
Há um dado curioso
na literatura espírita: o livro Nosso Lar,
de autoria de André Luiz/Chico Xavier, relata em
detalhes uma experiência de coletivismo muito semelhante ao modelo proposto por
Karl Marx. Lá a propriedade é coletiva e não se transmite herança; o “bônus-hora” não serve
para acumular riqueza e não existe o conceito de lucro; há um governo central
que coordena todas as atividades; o trabalho, a produção e a distribuição visam
o bem estar de todos, e obedecem ao preceito marxista “de cada um segundo sua
capacidade e a cada um segundo suas necessidades”.[1] Se para Kardec o mundo material é um reflexo do espiritual, Nosso Lar seria um modelo a ser copiado?
Capitalismo - Muitas pessoas no meio espírita falam do capitalismo como se
fosse um sistema “natural”, algo criado junto com o mundo, fazendo parte da
“natureza humana”. Ledo engano. O capitalismo se estabeleceu como modelo com o declínio do feudalismo e a Revolução Industrial, ao longo do século XVIII. Também tem raízes na antiguidade, mas é um sistema
econômico criado pelo ser humano, como qualquer outro. Trata-se de
um modelo centrado no capital, ou seja, no conjunto das riquezas
acumuladas por um indivíduo. Tem por base a competição entre os indivíduos, a ambição pelo lucro e o desejo de acumular riquezas. Uma das suas virtudes é a liberdade de iniciativa, mas se ancora em uma brutal exploração do trabalho humano, o que tem promovido uma
acumulação de riqueza sem precedentes na história,
permitindo que 1% da população detenha metade de toda a riqueza produzida no
mundo, enquanto os outros 99% disputam, em uma competição desigual, a outra
metade.[2]
Outro ponto controvertido do capitalismo é que ele transformou o mundo em um grande mercado
regido pelo consumismo, que destrói e degrada o planeta a passos largos. Substituindo
a lógica da solidariedade pela competição ele considera a desigualdade social
como necessária ao equilíbrio do sistema. Mediante a autoridade do Estado o
capitalismo protege os interesses dos detentores do capital e mantém grande
parte da sociedade na pobreza, obrigando-a a vender o seu trabalho na condição
de operários ou a trabalhar como "livres empreendedores" na ponta do sistema, do que resulta a falta do mínimo necessário à sobrevivência para
uma parcela significativa da população.
Todas as guerras da atualidade são motivadas pela intenção de domínio
sobre os recursos naturais, quaisquer que sejam os países onde se encontrem, e pela
imposição das condições de “livre-mercado” em todo o planeta, ou seja, pelo capitalismo. Qualquer país que
tente proteger-se da exploração capitalista torna-se alvo de ataques
midiáticos, a princípio; políticos, em seguida; de “apoio” militar se necessário
ou, em último caso, de invasão armada. Vende-se a ilusão de que a guerra é em “defesa da democracia”, como se capitalismo e democracia fossem sinônimos, mas um exemplo foi a “guerra do
ópio”, da época de Kardec, quando a Inglaterra obrigou a China a suspender o embargo a essa droga que estava destruindo a sua população. Guerras recentes, como a do Kwait, do
Iraque, ou situações de conflito como na Venezuela, Síria, o bloqueio econômico a Cuba, ou a recente atuação da CIA no Brasil,
tem a ver com o petróleo, e não com a economia ou com a democracia, como se
tenta fazer parecer. A brutalidade da dominação capitalista criou as condições sociais favoráveis ao florescimento dos ideais socialistas e
comunistas no século XIX e mantém cada vez mais vivas essas ideologias que
defendem uma maior igualdade e justiça social.
O Espiritismo diante disso - Diante do atual cenário político algumas
pessoas têm forçado uma associação entre o Espiritismo e o
capitalismo, e uma condenação expressa ao socialismo, ao comunismo e ao “marxismo”, como se estes fossem materialistas e o capitalismo fosse um modelo de espiritualidade. Nesse tipo de distorção ideologizada o
“marxismo” tem sido caricaturizado como sendo a defesa do ateísmo, do
aborto, da destruição da família (casamentos homoafetivos), ignorando-se o endeusamento das riquezas materiais, o comércio clandestino de células tronco, e as jornadas de trabalho de 10, 12 e até 16 horas diárias, estas, sim, destruidoras da alegria e da vida familiar.
Kardec soube
colocar-se acima desse nível superficial de discussão. Os espíritos lhe explicaram que a desigualdade social “é obra dos homens, e não de Deus”, e “desaparecerá quando o egoísmo e o orgulho deixarem de predominar”. Ao mesmo tempo em que admitiua uma utilidade social para a riqueza e a propriedade privada, ele também reafirmou que toda propriedade material é temporária, um empréstimo de Deus
cujo melhor emprego é “socorrer os seus semelhantes” e praticar “a lei de amor
e caridade”. O homem é apenas o seu “usufrutuário, o administrador mais ou
menos íntegro e inteligente desses bens.” A acumulação de riquezas só se
justifica se for feita de modo coletivo, “como a abelha”, sem causar prejuízo e
sem a exploração de quem quer que seja.
Ele reconhecia que “até
agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que
são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo
que outros têm o supérfluo”. Atualmente isso acontece mediante o corporativismo
das elites econômicas, que dominam o Estado e manipulam as leis em seu favor,
apossando-se de grande parcela da riqueza coletivamente produzida e deixando parte
da sociedade em falta até mesmo do necessário à subsistência, o que promove a miséria, a fome e a morte. Numa perspectiva evolucionista Kardec
prevê que “quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará
de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados
pelo forte e pelo violento.”
Em uma visão
comprometida com as transformações sociais os espíritos dizem que “todos devem
concorrer para o progresso auxiliando-se mutuamente”, porque, quando as leis
humanas se tornam incompatíveis, o progresso “as despedaça. (...) Assim será,
até que o homem tenha posto suas leis em concordância com a justiça divina, que
quer que todos participem do bem e não a vigência de leis feitas pelo forte em
detrimento do fraco.”[3]
É a essa transformação
social que Jesus conclama quando sinaliza para a construção de um mundo de paz baseado na solidariedade, no amor ao próximo e na justiça, que ele chama de "Reino dos Céus". Um "Nosso
Lar" na Terra, na linguagem de Chico Xavier/André Luiz, ou o "Mundo de Regeneração" de que falavam os espíritos a Kardece, onde a competição cederá lugar à solidariedade, a ambição pelo lucro ao desejo do bem de todos, e a acumulação de riquezas ao desenvolvimento dos valores do espírito. Enfim, um mundo pautado no "socialismo cristão" de que falava Emmanuel, ou inspirado no espírito comunal da Casa do Caminho, sonho de igualdade social dos seguidores de Jesus.
[1]
Xavier, Francisco C. Nosso Lar, pelo
espírito André Luiz. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.
[2]
Piketty, Thomas. O Capital no Século XXI.
Rio de Janeiro/RJ.
[3]
Vide O Livro dos Espíritos questões
185, 767, 781, 808 a 816 e 880 a 885 e O
Evangelho Segundo o Espiritismo cap. IX e XVI.
EXcelente reflexão
ResponderExcluirIrmãos de ideal espírita cristãos e outros igualmentes irmãos , da seara divina . Por certo Leon Denis , Kardec e outros trabalhadores eméritos na propagação dos postulados espiritistas , cometam sobre uma nova ordem social em que a conduta humana deverá ser pautada no acolhimento fraterno das necessidades alheias , recebendo por mérito do trabalho executado e dividindo santamente o que irá aliviar a dor de nossos semelhantes , em provas mais dificéis que as nossas . Não havendo dúvidas sobre a busca incessante de tentarmos lembrar DAQUELE QUE É O CAMINHO , A VERDADE E A VIDA , não nos deixando sem rota em direção a uma coletanêa de ações edificantes . Vejo hoje , entretanto que os ditos oprimidos de ontem tornaram-se os opressores de hoje, criando polaridades que em muito desagregam-se de qualquer movimento que tenda ao equilíbrio .
ExcluirPortanto se as suas posições podem ser revistas com um pouco mais de atenção verificaremos eles citando que as duas chagas da humanidade nos afastam de ascenção social ¨coletiva ' ORGULHO E EGOÍSMO ! A doutrina dos espítos que a ninguém pertence no transito terrestre não usa de movimentos sob qualquer rótulo , ELA simplesmente é a pura essência da natureza espiritual , É DIVINA ! Quanto a nós , acho que os atalhos de conveniência que justificam a nossa repetitiva inferioridade moral , devemos Vigiar e orar avaliando as nossa condutas individualmente e talvez em uníssono consigamos , um dia pelo exemplo de conduta , associar o conjunto de aprimoramentos socias no bem comum seguindo a postura do CRISTO -NOSSO MESTRE
Excelente análise. Gostei particularmente dessa constatação: "O capitalismo é o fator determinante de todas as guerras da atualidade, motivadas pelo domínio sobre os recursos naturais, quaisquer que sejam os países onde se encontrem, e pela imposição das condições de 'livre-mercado' em todo o planeta." Parabéns pelo texto. Força aos verdadeiros cristãos nessa quadra triste por que passa nosso país.
ResponderExcluirEnquanto para o comunismo usa-se o termo "mazelas do capitalismo" , mas ao se referir ao capitalismo os termos são bem mais pesados: "brutais" e "violência".
ResponderExcluirO texto notadamente não é isento!
Kardec cita no Evangelho que se distribuísse equitativamente toda a riqueza para todos os habitantes os valores individuais seriam pequenos e logo haveria nova desigualdade devido a uns terem melhores habilidades financeiras.
Ainda estamos num mundo de provas e expiações onde são aproveitadas as "mazelas do capitalismo" como forma de expiação a tantos que por modos "brutais e violentos" em encarnações passadas se aproveitaram dos operários!
Até mesmo aqueles que forçaram milhões à fome/morte por imposição de uma ideologia estão passando, ou passarão, por encarnações expiatórias. Não ficarão de fora dessa "ação e reação" os que em nome da usura, vaidade, mas também do desenvolvimento permitido pelo financiamento de pesquisas fizeram seus semelhantes padecerem na penúria.
Quem sabe em algumas décadas, quando houver o planeta ultrapassado a transição para planeta de regeneração, a humanidade consiga aproveitar de uma ideologia onde a exemplo de Nosso Lar um professor ganhe 3x mais que o governador da colônia espiritual...
Até lá, padeceremos ou não, de acordo com o nosso estado de consciência!
Abraços a todos!
Marcelo Paim, obrigado por comentar de maneira inteligente e fundamentada. De fato, não vejo a possibilidade de qualquer um de nós ser isento; refletimos nossas convicções quando escrevemos. Acredito mesmo que o mundo caminha na direção de uma sociedade menos desigual, menos individualista e mais coletivista, menos competitiva e mais colaborativa, ou seja, na direção contrária a tudo o que se constitui fundamento do capitalismo, e que representa a essência das ideias socialistas. Claro que reconheço que ocorrerão equívocos, problemas, nessa transição; mas, a meu ver, o futuro é muito claro, se concordamos que existe progresso. Um abraço de irmão de ideal.
ExcluirNão sei se entendi bem, mas ao meu ver qualquer sistema é ruim enquanto estivermos egoístas e qualquer sistema é válido, quando não mais existir o egoísmo. No nosso meio egoista, ao meu ver, apesar de ruim, o capitalismo é o que menos agride os mais frágeis, pois permite a todos a mesma condição. Já os outros dois sistemas, bloqueiam os mais fracos, para garantir a força dos " mais fortes". Esse é o meu pensamento.
ResponderExcluirAlessandra, obrigado por comentar. Se me permite dialogar, acho que vivemos na ilusão de que no capitalismo se "permite a todos s mesma condição". Creio que é fácil verificar que isso não é verdade. Basta andarmos na direção da periferia de qualquer capital brasileira. O Capitalismo implica na existência de um "exército de reserva" que tem que ser regulado tendo em vista manter o "equilíbrio" do valor do trabalho. O que se deu no Brasil nestes dois últimos anos deixa isso muito claro: o nível de emprego estava "excessivamente" elevado (quase pleno emprego) e com isso os salários subiram muito (não se achava ninguém para se contratar pelo salário mínimo). Como primeira medida para corrigir as "loucuras" do governo anterior o atual governo cortou as linhas de crédito do BNDES, BB e Caixa e, com isso, conseguiu reduzir o nível de emprego (aumentou o desemprego para 13,2%) e com isso agora as empresas puderam trocar os funcionários caros por outros mais baratos. Quanto mais desenvolvermos nosso espírito solidário, menos atribuiremos valor aos pilares do capitalismo, que são a propriedade privada e o lucro, e mais atribuiremos valor aos pilares do socialismo, que são o interesse coletivo e o bem estar social. É como compreendo. Muito obrigado pelo seu comentário.
ExcluirInfelizmente o texto nos leva a pensar que os espiritas devem ser socialista Marxistas, o que discordo veemente. Mas não vou perder meu tempo em argumentações inúteis, melhor usar o continuador de Kardec, Léon Denis, para trazer os necessários esclarecimentos.
Excluir"Longe de nós criticar os comunistas de convicção sincera que desejariam estabelecer na Terra o regime social que reina, provavelmente, nos mundos superiores, onde todos trabalham para cada um e cada um por todos, no espírito de devotamento absoluto a uma causa comum. Esse regime exige, no entanto, qualidades morais e sentimento de altruísmo que não existe senão em condições excepcionais em nosso mundo egoísta e atrasado. É fácil demonstrar que as aspirações generosas do comunismo são ainda prematuras e inaplicáveis na sociedade atual. Seria preciso séculos de cultura moral e de educação popular para levar o espírito humano ao estado de perfeição necessário a uma tal ordem de coisas. Eis por que a posse individual dos frutos do trabalho permanecerá sendo por muito tempo o estimulante indispensável, o meio de emulação que assegura pôr em ação o equilíbrio das forças sociais. (Socialismo e Espiritismo, pág. 87.)
No momento, o comunismo não é realizável senão no seio de grupos restritos, cuidadosamente recrutados, nos quais todos os membros sejam animados por uma fé intensa e espírito de sacrifício. Não se poderia sonhar com estender-se a sua aplicação a nações inteiras, a milhões de homens de caracteres e temperamentos tão diferentes. E não será através do crime e pelo sangue que se poderá fundar um regime de fraternidade, solidariedade e amor. As instituições não são realmente vivas e fecundas senão quando os homens, por uma vida interior verdadeira, sabem animá-la. Um comunismo sem ideal elevado não poderia ser construído sobre uma areia perpetuamente movediça. (Obra citada, págs. 87 e 88.)
Os revolucionários violentos, que pretendem fundar a ordem social no sangue e sobre ruínas, não passam de cegos e desgarrados. A harmonia social não pode se estabelecer senão sobre a justiça, a bondade, a solidariedade. O verdadeiro comunismo exige a doação de si mesmo, um sentimento de altruísmo que leve até ao sacrifício, e não foi praticado até aqui senão em agrupamentos religiosos, que se inspiravam em um ideal superior e que, em seus arrebatamentos de fé e de amor, chegavam à renúncia pessoal em proveito da coletividade. Acrescentemos ainda que essa renúncia implicava o esquecimento da família. Ora, a família é a base essencial, o pivô de toda sociedade humana. Um sistema assim não poderia, pois, generalizar-se. (Obra citada, págs. 106 e 107.) "
Concordo com a Sra. ou Srta Klenia. O comunismo já demonstrou a sua incapacidade de resolver os problemas humanos. O preço em vidas inocentes foi muito caro. O famoso "paraíso" prometido por eles, é mais cruel do que o "paraíso" prometido pelo capitalismo selvagem. O grande perigo para o espíritas é deixar-se levar por ideias materialistas que são totalmente contrárias aos preceitos do Espiritismo.
ExcluirNão nos iludamos. O capitalismo tem seus problemas porque o homem tem seus problemas.
ResponderExcluirVejam o que diz Divaldo
https://www.youtube.com/watch?v=XyT8VLMtRNE
Concordo com seu entendimento, Sérgio. Compreendo que o capitalismo é a criação nossa na nossa atual condição, com os nossos problemas, nosso egoísmo, nosso orgulho. Na medida em que formos superando o orgulho e o egoísmo iremos criando sistemas econômicos mais condizentes com uma vida mais solidária e mais fraterna. Por isso que em Nosso Lar o sistema é comunal. Aqui isso não seria possível. Que bom que você fez questão de ler os três artigos. Muito honesto da sua parte e eu o reconheço. Um abraço.
ExcluirA semelhança entre comunismo e Nosso Lar é mera coincidência. Além disso, o livro é "inspirado" em 'A Vida Além do Véu', do inglês George Vale Owen, que forneceu esse modelo de coletivismo. Ele era protestante e "médium", e esse coletivismo tem mais a ver com um modelo de capitalismo reformista inglês. Note-se que os "bônus-hora" aludem, na verdade, a cartões de crédito ou "bilhetes-únicos" que servem para vários pagamentos.
ResponderExcluirDiscordo completamente que Chico Xavier tenha tido afinidades com o comunismo, até porque o "médium" demonstrou postura anti-comunista no programa Pinga Fogo, da TV Tupi, em 1971, com suas próprias palavras, para um grande público, com um vídeo que está na Internet para todo mundo ver.
Prezado Elias, excelente texto. De fato faltam aos espíritas ampliar o campo de visão sobre os tipos de governos que existem e que poderão ser empregados para nosso desenvolvimento. Em razão do imediatismo muitos não conseguem compreender que estamos sempre em movimento do progresso. Basta lembrar que houve um tempo em que a mão de obra escrava era a principal peça do movimento econômico global, tratada como normal e para muitos não era concebível um mundo sem sua existência. Passamos por isso, mudamos, seguimos. O mesmo se dá com a forma de exploração e concentração de riquezas do capitalismo, pois estando os laços morais alicerçados no amor ao próximo, chegará um dia que vamos soltar suas amarras pela falta de identificação do referido sistema. Por tais razões que o comunismo deve ser discutido sim, pois, ainda que tenhamos presenciado experiências negativas, não significa que uma vez preparados, tenhamos condições de empregá-lo segundo os preceitos do pai celestial.
ResponderExcluirLembrando que a Casa do Caminho, segundo a narrativa de Lucas no livro Atos dos Apóstolos, era uma pequena sociedade comunal inspirada nos ensinamentos de fraternidade e solidariedade de Jesus. Espíritos que se iluminam minimizam seu apego a bens materiais e priorizam as questões do espírito; apego à riqueza, a propriedade, traduzem, a meu ver, limitação de entendimento. Obrigado a todos por comentarem.
ResponderExcluirDeixarei também um vídeo que foi produzido à partir de um artigo que escrevi analisando o livro dos espíritos e o libertarianismo https://youtu.be/OV_0NqKfOd4
ResponderExcluirPara sanar as dúvidas e Interpretações equivocadas só confiram este artigo
ResponderExcluirhttp://sobreespiritismo.blogspot.com/2019/03/pode-haver-espiritas-comunistas-ii.html
Não encontrei o vídeo que você sugeriu. O YouTube informa que ele foi excluído pela pessoa que o postou. Quanto ao artigo, ele traz algumas afirmações complicadas e difíceis de se demonstrar, por exemplo: “o Espiritismo tem por princípio a propriedade.” Ou esta outra: “é a propriedade que dá o sentido de Justiça.” Especialmente quando se coloca em discussão o Evangelho... Aí, sim, é que a propriedade como "princípio" fica difícil de ser sustentada. Me parece que a abnegação como princípio faz muito mais sentido. Obrigado por enriquecer o debate.
ExcluirDificil entender isto, socialistas e comunistas são ateus, nada mais contrário ao que foi proferido por Chico Xavier. Além do que, são sistemas que só tem trazido miséria, não há como concordar com isto
ResponderExcluirPaula, nem todos os socialistas ou comunistas são ateus. Aliás, tanto o socialismo quanto o capitalismo se inspiraram, inicialmente, no exemplo da Casa do Caminho, que foi a primeira tentativa de implementar um modelo social com base no pensamento de Jesus. Depois vieram os ateus e procuraram dar outra fundamentação não religiosa à proposta. Você afirmaria que os capitalistas são todos crentes e amorosos com o próximo? Não sei se você acredita mesmo que o capitalismo tem tudo a ver com o espiritualismo e, especialmente, com a preocupação com o bem estar do próximo em vez do individual.
ExcluirEm tempo, Paula. Você tem conhecimento de que 800 milhões de pessoas saíram das condições de miséria na China graças ao governo comunista? E você sabia que a miséria na China foi provocada sobretudo pelo domínio capitalista inglês? Você tem conhecimento de que tanto a China quanto a Rússia, sob o comunismo, se tornaram a segunda maior potência econômica e militar do mundo com os melhores artistas, acrobatas, desportistas e intelectuais? Sem defender as atrocidades cometidas por capitalistas e comunistas ao longo da história, creio que é bom contabilizar os feitos e os crimes de ambos os lados para pesar melhor na balança os méritos e deméritos de um e de outro modelo econômico.
ExcluirO comunismo prega o ateísmo, o estado passa ser o Deus, mais importante até mesmo que a família. Não levou em conta que diversas pessoas são condenadas nos países comunistas, apenas por expressarem suas fés ou pensamentos contrários ao do comunismo. Lamentável engano acreditar que socialistas e comunistas, respeitem crenças ou opiniões contrárias as deles!
ResponderExcluirA desigualdade social nestes países é notória e comprovada, onde uma elite do partido desfruta das riquezas produzidas.
Lembrando que Deus existe!
O socialismo comunismo pregam o materialismo histórico, ideia contrária ao divino.
Que Deus e seus espíritos de Luz nos livre deste mal!
O texto não é imparcial, é sofismático, nota-se a tendência para o comunismo, regime nefasto que dizimou milhões de vítimas, muito mais que o nazismo. Poderia escrever aqui um livro, apenas pesquisem mais sobre este regime.
ResponderExcluirAbominável ver um espírita, ser humano que tem contato com mensagens e conselhos de espíritos extremamente elevados, pregar e defender um sistema que prega o fim da liberdade individual de toda a sociedade, em virtude de um pseudo-coletivitismo. Numa sociedade de regime socialista, não existiria espiritismo, meu caro amigo. Existiria unicamente o Estado. Um Estado gordo, dominante, autoritário, coercitivo, dentre muitas outras coisas. Seu texto está repleto de incoerências lógicas que ferem totalmente a moral, como nos casos que citei, o que me leva a crer que lhe falta contato com espíritos superiores e/ou a verdadeira compreensão das obras de Kardec. Nada nesse mundo pode ser imposto. Deus não impõe nada a seus filhos, pelo contrário: permite que eles caminhem e aprendam através dos seus próprios erros. Por que então o socialista se coloca acima de Deus pra julgar que todos devem ser controlados e obrigados a seguir de determinada maneira?
ResponderExcluirVc confunde capitalismo com um consumismo exacerbado que, na maioria das vezes, é repleto de orgulho, onde o ser visa unicamente a satisfação de seus desejos materiais. Esse consumismo sim que traz muitos problemas dos quais você citou, mas não é impondo nada a ninguém através de um Estado soberano ou de qualquer outra ferramenta que vamos evoluir nosso planeta. A ideia de coletivismo, solidariedade, etc.. é valida quando parte do próprio indivíduo. Um dia nossa sociedade será tão evoluída que ninguém precisará dizer que ela precisa ajudar aqueles que necessitam; nós mesmos o faremos. Talvez seja isso o que alguns socialistas queiram. Mas me arrisco a dizer que isso só vai acontecer daqui a centenas de anos. Peço desculpas caso minhas palavras tenham, de alguma forma, ferido alguém, mas sou um ser em ascensão evolutiva e ainda não tenho evolução suficiente pra aceitar, com tolerância, algumas ideias que julgo como absurdas.
É importante salientar que em Nosso Lar, o sistema parece fluir naturalmente. Não há nenhuma imposição nem restrição de liberdades. Os movimentos hoje chamados de progressistas, por questão óbvia, insistem em empurrar a carroça para a frente dos bois. O sistema evolutivo no qual estamos inseridos, não dá saltos. Não há evolução sem o exercício pleno do livre arbítrio. Todas as tentativas de impor às sociedades normas que ainda são incompatíveis com o ponto evolutivo em que nos manifestamos, terminaram em grandes tragédias. As mudanças sociais, precisam antes acontecer no campo moral. Os indivíduos precisam evoluir nos seus sentimentos para então irem modificando a sociedade na qual estão atuando. É óbvio que as sociedades humanas rumam para sistemas mais justos e igualitários, porém, certas estruturas vigentes ainda são necessárias para o nosso aprendizado. O que nos mostra a história é que, em todas as tentativas de atropelar o processo, tivemos tiranos substituindo tiranos ainda mais cruéis. Tivemos governos sufocando as sociedades mais do que o que os antecedeu. Indivíduos fascinados com o poder dando vazam aos seus instintos mais selvagemente do que seus antecessores. As mudanças precisam acontecer nos corações e este é um dos pilares da doutrina. Reforma intima.
ResponderExcluirMinha previsão:
ResponderExcluirLula volta , democraticamente, e como já fez da outra vez , eleva Brasil a 6ª PIB - agora mais experiente e calejado , vai mais adiante 5ª ou 4ª maior economia. Democraticamente!
Realizando DE NOVO , processo de inclusão e justiça social.
Desta forma deixa o legado , …
Inclusão e justiça social , democraticamente!
1-) Para as nações ocidentais , principalmente, eua e Europa, a lição de que é possível crescer e implantar bem estar social , sem saquear outras nações e sem guerras .
2-)Para Rússia e China , a lição de que é possível revolução com democracia.
Diferente da Revolução Francesa e Russa , transformou e revolucionou sem derramar uma gota de sangue !
Provavelmente, outro marco histórico após o da Revolução Francesa…
Cristo empunhou uma arma, é a usou com violência.
ResponderExcluirNão foi o homem que criou as leis da natureza.
Portanto não pode desfaze-las.
Em poucas palavras: Não vejo, nunca vi comunistas, propangadistas do comunismo e nem mesmo os ideólogos ou governantes comunistas viverem modicamente, distribuindo seus bens. Ao contrario, por onde passaram deixaram um rastro de corrupção, violência e pobreza. Adoram falar de comunismo em Paris, nos hoteis de luxo e comendo picanha e falando de meio ambiente. As ideias socialistas, algumas, precisam, naturalmente passar pelo trabalho que dá a experiencia a cada um e com isto, o mérito, pelo esforço e educação pelos valores. Fora disto, papo furado de uma ideologia que não deu certo em pais algum. Caridade e justiça, justiça e caridade passam pela razão!
ResponderExcluirEspírita comunista é brincadeira ou é sério? Os comunistas mataram mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo em 100 anos. Mao Tse Tung mandou matar todos os monges buditas, A Coréia do Norte mata cristãos ainda hoje. Esquerdistas defendem o aborto, ideoologia de gênero e outras sandíces. André Trigueiro fala de tudo menos de espiritismo. De onde você conseguiu concluir que a Casa do Caminho era uma espécie de comunismo? Que é isto? Que doidera é está?
ResponderExcluirConcordo com todos em quase todos os pontos, porém mais com um trecho que dizia, mais ou menos assim: " seja o regime que for, só dará certo quando a grande maioria dos homens tiver concluído, com louvor, a sua reforma íntima: menos egoísmo e arrogância, mais amor e mais caridade e, acima de tudo menos, mas muito menos mesmo materialismo.
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