O Espiritismo é de Direita ou de Esquerda?



Elias Inácio de Moraes
Os conceitos de Direita e Esquerda nasceram em meio às movimentações políticas da Revolução Francesa, quando os Girondinos, que apoiavam o rei e eram maioria, ficavam à direita do plenário, e os Jacobinos, os revolucionários, à esquerda. Portanto, historicamente esses dois termos estão associados a uma extensa pauta de reivindicações de cunho social, sendo o termo Direita associado à manutenção da ordem, aos valores tradicionais, ditos “conservadores”, e o termo Esquerda às mudanças, à transformação social, pauta dos chamados “progressistas”.
 Sob o ponto de vista da política o termo Direita está hoje associado aos partidos que defendem o capitalismo como modelo econômico. Capitalismo deriva de capital, que engloba dinheiro e propriedades, acrescido do sufixo ismo, que significa crença; crença no poder transformador do capital. Os capitalistas defendem o liberalismo econômico, que é a liberdade de cada pessoa empreender como achar melhor, sem a interferência do Estado, tendo como objetivo o lucro. Segundo Adam Smith, economista do século XVIII, se cada um cuidar do seu interesse, aí incluído o da sua família, ao final todos estarão bem atendidos, porque a “mão invisível do mercado” cuidará de equilibrar os interesses de todos com base na “lei da oferta e da demanda.”[1]
Já o termo Esquerda está associado aos partidos que defendem o socialismo, que deriva de social, sociedade; e ao comunismo, de comunal; portanto, à crença no social, no coletivo, no comunal. No socialismo o foco deixa de ser o capital e o lucro individual, e passa a ser o bem estar da coletividade; o interesse coletivo é colocado acima do interesse dos indivíduos. Na sua versão mais radical, o comunismo, eles preveem também a coletivização da produção e a limitação da propriedade privada; nem pobreza e nem riqueza extremas. A social democracia, também de Esquerda, propõe um capitalismo controlado e um Estado que seja garantidor do bem estar para todas as pessoas. Por incrível que pareça, o livro Nosso Lar apresenta uma sociedade que é regida pelos princípios do comunismo, e a Liga dos Justos, que deu origem à Liga Comunista no século XIX, se inspirava no exemplo da Casa do Caminho, descrita no livro Atos dos Apóstolos, do Novo Testamento, e em Paulo e Estêvão, de Emmanuel.
E o Espiritismo, de que lado fica? Conforme apresentado por Allan Kardec, o Espiritismo tem como objeto central a “existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo”, bem como as implicações filosóficas e morais disso decorrentes.[2] Em razão disso, pelo menos em tese, ele nada teria a ver com ideologias de Esquerda ou de Direita, situando-se acima desses posicionamentos. No regulamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas Kardec estabeleceu que não se admitiria nas suas reuniões “questões políticas, de controvérsia religiosa e de economia social”.[3]
Entretanto, uma análise cuidadosa da obra de Allan Kardec mostra que a questão não pode ser reduzida a uma pretensa “neutralidade” em relação às ideias e propostas. Embora distanciando-se da política partidária, Kardec nunca hesitou em assumir posições claras em relação às temáticas sociais. O estudo de sua obra possibilita identificar algumas discussões que estavam sendo travadas na sociedade francesa daquela época, como a pena de morte, o duelo, o divórcio e o aborto terapêutico, a respeito dos quais ele assumiu posições claras e inequívocas, sempre em sintonia com o que era considerado como “progressista”.
Mas não apenas estes assuntos; Kardec discutiu a escravidão, a desigualdade social, a exploração do pobre pelo rico, as jornadas de trabalho abusivas, o direito à propriedade privada, a liberdade de expressão, a igualdade dos direitos do homem e da mulher. Na maioria dessas questões se observa um forte alinhamento entre o Espiritismo e o que ele chamava de setores “progressistas”, ou seja, os “reformadores sociais”, que se ancoravam na ciência para defender a instauração de uma nova ordem social. Apesar da sua neutralidade partidária, nota-se em toda a obra de Kardec uma atenção especial à questão da “transformação social”, que ele associava à mudança para um “mundo de regeneração”. Em virtude de suas posições em relação às questões sociais ele foi acusado de “preconizar o comunismo”.[4]
Quase uma década antes da publicação de O Livro dos Espíritos, Karl Marx e Friedrich Engels haviam publicado em Londres o Manifesto Comunista, um livreto contundente que denunciava os abusos do capitalismo emergente e conclamava as classes operárias de todo mundo à revolução contra a rica burguesia e à tomada do poder. Calcado numa base materialista, denunciava as religiões da época como alienantes, a moral burguesa como uma moral de superfície e o Estado como uma instituição a serviço dos poderosos. Desnecessário dizer que as ideias de Marx se espalharam rapidamente por todo o mundo capitalista.
Em seus livros Kardec estabelece um claro contraponto ao Manifesto Comunista no que se refere à visão materialista, ao ateísmo e à proposta de transformação social mediante mudança da estrutura econômica. Para Kardec a transformação social só seria efetiva se tivesse como base a transformação moral do ser humano. Contudo, é interessante observar a extrema semelhança da crítica social levada a efeito por Kardec com a que seria publicada por Karl Marx uma década mais tarde em seu livro O Capital. Até os espíritos parecem concordar com muitas das críticas que Marx fez ao capitalismo, como fica evidente em vários capítulos da parte terceira de O Livro dos Espíritos. O que Marx apresenta é um estudo cuidadoso dos fundamentos e contradições do modo de produção baseado no capital e a exploração a que eram submetidos os operários, com jornadas de até 18 horas por dia, em troca da subsistência em condições de miséria, enquanto o dono do capital acumulava riquezas apropriando-se do lucro produzido mediante o sacrifício dos trabalhadores.
Entre os vários pontos de convergência entre Kardec e Marx destacam-se a necessidade de construção de uma nova ordem social livre da exploração do homem pelo homem, a visão da educação como base da transformação social e um novo conceito de trabalho, muito distante da visão economicista de Adam Smith. Para Kardec, o trabalho desenvolve a inteligência e “exalça a dignidade do homem”; para Karl Marx, o trabalho é a manifestação da cidadania pois, é por ele que o homem afirma a sua presença no mundo.[5]
Portanto, as divergências entre Kardec e Marx são específicas; têm a ver com a visão materialista de sociedade e a negação da existência de Deus. Mesmo no que se refere à crítica à religião e à moral burguesa, que Kardec chamava de “verniz social”, observa-se certa convergência entre suas opiniões. É curioso observar que na questão da revolução não há propriamente uma oposição; para Marx a revolução se daria pela revolta da classe operária que, chegando a uma situação inaceitável de exploração capitalista, tomaria das armas para impor-se à burguesia dominante e estabelecer uma ditadura do proletariado. Kardec reconhecia que a guerra podia ser “necessária”, em especial quando visava “a liberdade e o progresso”, como já havia ocorrido durante a Revolução Francesa.[6]
Neste ponto quem diverge de Marx são os socialistas, entre os quais Léon Denis, um dos principais continuadores de Kardec e ativo militante do socialismo. Para estes a ideia de uma revolução baseada em armas era inaceitável; a transformação social deveria ocorrer de modo pacífico mediante um amplo programa de educação moral envolvendo toda a sociedade, combatendo o egoísmo e estabelecendo a solidariedade humana como valor central. Progredindo intelectual e moralmente, os homens contribuiriam também para o progresso da sociedade, promovendo a mudança das instituições sociais e das leis que regem a vida em sociedade, de modo a garantir o bem estar de todos. Pelo que os espíritos disseram a Kardec, a missão dos homens encarnados consistiria “em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso, em lhes melhorar as instituições por meios diretos e materiais.”[7]
Na opinião de Léon Denis, o Espiritismo complementava o Socialismo ao acrescentar-lhe a visão espiritual de ser humano, oferecendo base concreta à solidariedade e à justiça social, inspiradas nos princípios morais e éticos do Evangelho de Jesus. Para Léon Denis,
O Socialismo, qualquer que seja a opinião que dele se faça, que se o aprove ou que se o condene, tem perseguido seu caminho a despeito das resistências e se tornou uma força com a qual é preciso contar. Ele tem para si o futuro; ele triunfará, talvez, sob formas bem diferentes daquelas sob as quais é concebido hoje e sua obra será pacífica ou sangrenta, conforme o princípio, a ideia mestra que a inspirará.[8]
O mais curioso é que, mesmo diante de posições tão claras, há quem insista em associar o Espiritismo às propostas ideológicas dos movimentos de Direita no mundo, numa clara negação à sua orientação social. Fala-se dos erros graves cometidos pelas sociedades que tentaram implementar as propostas do comunismo e esquece-se das monstruosidades perpetradas em nome do lucro capitalista pelo mundo afora. Ignora-se propositalmente os largos benefícios promovidos pelos governos social democratas que extinguiram a miséria milenar da Europa ao longo da segunda metade do século XX e dos 700 milhões de pessoas resgatadas da situação de miséria extrema pelo governo comunista da China, elevada à condição de segunda potência econômica do mundo no curto espaço de 70 anos.
É óbvio que, nem por isso, deve-se defender que o Espiritismo se alie aos partidos políticos de Esquerda, até porque as suas posições divergem da visão materialista que predomina hoje na maioria dos partidos socialistas. Mas também não faz o menor sentido tentar colocar o Espiritismo à Direita, no espectro ideológico atual, defendendo propostas que aprofundam a desigualdade social, que ignoram e até perseguem as minorias, que reavivam a discriminação e o preconceito tão arduamente superados, que validam a violência e a injustiça contra as comunidades mais pobres.
Ao contrário, o espírita consciente do seu papel na construção do Reino dos Céus na Terra, como propunha Jesus, ou comprometido com a efetivação do mundo de regeneração do qual falavam os espíritos, há de empenhar-se, não apenas com o seu voto, mas com sua atuação junto à sociedade, para que se apresse a transformação das nossas instituições sociais e das nossas leis no sentido de fazer frente à discriminação e ao preconceito, de proteger os socialmente vulneráveis, de reduzir o enorme fosso da desigualdade social que mantém na situação de miséria extrema 800 milhões de pessoas mundo afora.
E isso exige tomada de consciência, postura ativa. Como afirmam os espíritos, o mal ainda predomina na terra por fraqueza dos bons, que se omitem. “Os maus são intrigantes e audaciosos, mas os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão”.[9]




[1] Smith, Adam. A Riqueza das Nações. Coleção Os Economistas, Ed. Abril, São Paulo/SP.
[2]Allan Kardec começa O Livro dos Espíritos apresentando essa definição, que também está presente em O Evangelho Segundo o Espiritismo no cap. I item 5.
[3] Kardec, Allan. O Livro dos Médiuns, cap. XXX. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.
[4] Kardec, Allan. Revista Espírita, fev de 1863, pág. 70. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.
[5] Citado por Lobo, Ney. Filosofia Social Espírita. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.
[6] Kardec, O Livro dos Espíritos, questões 742 a 744. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.
[7] Kardec, O Livro dos Espíritos, questão 573. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.
[8] Denis, Léon. Socialismo e Espiritismo, cap. 2. Ed. CELD, São Paulo/SP.
[9] Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, questão 932. Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ.

Comentários

  1. Muito esclarecedor. Bom saber que é possível conciliar religião com pensamento progressista .

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  2. Maravilhoso. Didático, essencial e bem fundamentado. Deus te abençoe o esforço meu irmão de esclarecer os demais para que deixem o amor lançar fora todo medo !

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  3. Em tempos que se defende abertamente candidatos fascistas em casas espíritas, o texto é bastante esclarecedor .

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  4. Bastante esclarecedor!
    Como bem dito, o Socialismo "...triunfará, talvez, sob formas bem diferentes daquelas sob as quais é concebido hoje...". O que hoje parece utopia, amanhã poderá ser a realidade palpável. Não esperemos, entretanto, que o avanço moral do homem seja significativo em futuro próximo.

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    1. De fato. A ideia de que um "mundo de regeneração" seria possível logo na virada do milênio me parece muito mais uma esperança milenarista do que uma perspectiva factível. Já que o milênio já virou, vamos arregaçar as mangas e lutar pelas mudanças que o nosso mundo requer. Muito obrigado pelo seu comentário.

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  5. Seu texto me contempla! Gostei muito!! Gratidão e Parabéns!!

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  6. Olá amigo. Descobri seu blog e adorei a sua coragem em abordar temas tidos como intocáveis. É necessário o debate.
    Por consequência da falta de instrução política que tive nas escolas e mesmo dento de minha casa, é recente a minha busca por saber qual o meu posicionamento em relação as políticas sociais e econômicas. Tenho apenas 20 anos, estudando a doutrina desde os 14, percebo minha visão de mundo inclinada à esquerda, sobretudo nos aspectos sociais. Entretanto, vivendo no Sul do país, cresci em meio a essa demonização da esquerda, como sendo ela a responsável pelas dificuldades do nosso país. Por isso, é muito difícil posicionar-se com segurança. Como esclarecer essas ideias na minha cabeça?
    Obrigado!

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    1. Prezado Thomas, me perdoe pela demora nas respostas. Estes dias têm demandado muito da minha atenção. Postei também um vídeo no qual discuto o modo como nossas crenças vão sendo moldadas por interesses políticos diferentes dos nossos. Em minha página no Facebook também discuto essas ideias. Vamos trocando ideias nesses diferentes espaços, traga seus pontos de vista para o diálogo. Creio que este é o caminho para consolidarmos nossa compreensão da realidade. Muito obrigado pelo seu comentário. Segue o link do vídeo: https://youtu.be/q8OrEeKw3LY?fbclid=IwAR3cTK9nHjHcl38bJNJy4jHwWoI0PqM3X8Tr56B594Js_WV3PwKtM_75Y7k

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  7. Marxismo que eh uma filosofia idolatrada pelo PT (basta olhar os baneners nos palanques) eh uma filosofia anti Cristã... qualquer pessoa sabe disso.
    Entre a certeza do péssimo PT e o beneficio da duvida do Bolsonaro eh obvio que vou dar um voto de confiança ao Bolsonaro... vejam.o que o Divaldo fala sobre o comunismo...

    https://www.youtube.com/watch?v=XyT8VLMtRNE

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    1. Obrigado por dialogar conosco, Sérgio. Estes artigos foram produzidos a propósito da fala do Divaldo e de outros palestrantes espíritas que têm feito afirmações nesse sentido demonstrando falta de um conhecimento mais aprofundado do assunto. Infelizmente, com o advento das redes sociais, muitas pessoas estão se permitindo sentir-se informadas pelo que circula em WhatsApp e Facebook, o que é uma pena. E nesse momento, em que os ânimos se acirram por conta da política, isso se torna ainda mais grave, porque passa a ser usado com finalidades partidárias. O que estamos propondo é superar esse limite do "qualquer pessoa sabe disso", e provocar uma reflexão em nível um pouco mais aprofundado. Se você estiver interessado nesse tipo de reflexão, seja bem vindo, em especial depois das eleições, quando continuaremos analisando essas questões livres de qualquer preocupação dessa natureza. Um abraço.

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  8. Eu poderia até aceitar a opção do voto "de confiança pelo beneficio da dúvida", sendo justificado tão somente pela força da alienação e da ignorância política que não valoriza o regime democrático. Mas, com certeza que optar por uma criatura declaradamente violenta, machista, preconceituosa, misogena, racista e anti democrática como Bolsonaro jamais se justificaria como um voto cristão!

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  10. Muito bom... passo a acompanhar o blog que apresenta claramente a codificação...

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  11. Bacana, Elias! Dialogar para além do "juízo de valor". Aceitar nossa vulnerabilidade, nossas fragilidades emocionais e intelectuais. Só sei que pouco sei. Desejo o dia de podermos ser , sem precisar de "rótulos " para nos classificar.

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  12. Concordo plenamente Christiane. Dar voto de confiança a Bolsonaro é, com certeza, estar longe dos princípios cristãos e espíritas.

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    1. Tenho pessoas no meu círculo pessoal que admiro pela nobreza de alma, mas que votaram no atual governo. Prefiro atribuir isso a falta de informação de qualidade do que a questões de natureza moral ou espiritual. Prefiro buscar explicações que nos aproximem, que nos unam novamente na busca do melhor, do que abraçar qualquer explicação que possa desmerecê-los diante do meu olhar. Mas concordo com você: não há como conciliar essas posições com o ideário espírita ou cristão.

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    2. O mal usa uma palavra uma de um espírito bom como exemplo p/ fazer ou usar p/ o mal, em benefício próprio , com subterfúgio de social.. Stalin.. ditador da china entre outros Hitler fascista.. são todos farinha do mesmo saco.. espiritismo só tem um lado o do bem..pare de usar em nome do partido favorito por favor.

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  13. Ótimo texto. Só tem um dado equivocado. São 800 MI e não 800 BI vivendo em extrema pobreza, já que o mundo possui atualmente 7 bilhões de pessoas.

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    1. Muito obrigado, Giovanni. Havia escrito "quase um bilhão de pessoas" e resolvi ser mais específico... Deu no que deu. Já corrigi. Muito obrigado por apontar o erro.

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  14. É um sofisma dizer que a direita/conservadores é indiferente ao aspecto social do homem, que validam a injustiça e violência contra as minorias e comunidades mais pobres. Pobreza não é desculpa para práticas criminais e cruéis e nem para que a lei não seja cumprida.
    A caridade preconizada pelo Espiritismo não tem lado. E hoje já se sabe que o capitalismo é o responsável pela diminuição de pobreza do mundo e não o Estado.
    E em Nosso Lar não vigora um modelo socialista. Lá a moeda é o trabalho espiritual. Não são todos que entram lá dentro e quando entram precisam melhorar para conquistar direitos e méritos.
    https://www.youtube.com/watch?v=kttJj-zf-Rs
    A conclusão fica ao critério de cada um.

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    1. Obrigado por comentar, Kahenna. É através do diálogo que vamos ampliando a nossa compreensão do mundo ao nosso redor. Quanto à sua afirmação de que "o capitalismo é o responsável pela diminuição da pobreza do mundo, e não o Estado", já conheço esse argumento e vejo que o autor está se referindo à iniciativa privada ou estatal; e aí ele distorce muito o sentido. Até os teóricos do capitalismo reconhecem que não interessa ao sistema eliminar a pobreza. Adam Smith considera que é necessário manter um estado ideal de pobreza a fim de possibilitar a continuidade de uma população operária. Sugiro-lhe ler o livro do economista Ladislau Dowbor que faz uma análise econômica do capitalismo atual e de como ele tem sido gerador de miséria (ele não é socialista ou comunista; ele acredita que a solução se dará através do próprio capitalismo, se corrigirmos suas "falhas"). A miséria do Oriente, da África e da América do Sul deve-se à exploração desenfreada das empresas do mundo capitalista. A superação da miséria na Europa só se deu com a social democracia. Pelo menos é até onde consegui apreender do estudo da História e da Economia Política. Mas vamos dialogando. Obrigado por comentar.

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  15. O sistema adotado em Nosso Lar é claramente comunista, no entanto lá não há democracia, pois é uma colônia administrada por espíritos superiores que sabem o que fazem e o fazem com sabedoria, justiça e amor em nome do melhor para todos. Mas percebo que no mundo todo os movimentos de esquerda acabam alimentado ditadores e os movimentos de direita acabam por alimenta o liberalismo, um sistema bem mais simpático. Os países socialistas sofreram horrores pois a estatização gerou uma corrupção extraordinária. A China quase sucumbiu com Mao Tsé e se ergueu entendendo que não deveria se colocar tão a esquerda e precisava flexibilizar mais. Penso que precisamos ainda refletir mais sobre esse tema tão rico e tão controverso!

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    1. Obrigado pelas ponderações, Juliano. Tenho suas opiniões em alta conta, mas você não acha que a experiência dos partidos socialistas europeus contraria essa visão de que a Esquerda está sempre associada a ditaduras? Foram décadas de plena democracia e de alavancagem de qualidade de vida para todas as pessoas, em vários países da Europa, pondo fim a uma condição milenar de miséria. Concordo com você quanto aos casos da Rússia e da China, mas não sei se eles anulam o êxito da experiência europeia; e nem sei se fazemos justiça a esses dois casos quando desconsideramos os enormes avanços econômicos e sociais conquistados. Ditadura é ditadura, e questiono mesmo se devemos considerar a informação do livro Nosso Lar suficiente para afirmar que se dá daquela maneira no mundo espiritual; informações mediúnicas (e você sabe disso melhor que eu) atravessam a subjetividade do médium e, por isso, apresentam os seus limites em termos de expressão de uma questão dessa natureza. Mas fecho com o seu final: precisamos refletir bastante sobre essas questões, que são, de fato, muito controvertidas. Um grande abraço.

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    2. Pois é vamos ter que tomar um café depois, pra explorar o tema e chegar - ou não - a uma conclusão rsrsr

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    3. Kardec em obras póstumas fala sobre uma aristocracia intelecto-moral no sentido genuino da palavra. Eu acredito que no nosso lar o governo funcione nessa linha. Contudo todo o espirito que já conquistou essa aristocracia intelecto-moral trabalha (pela lei da caridade) para que os que estão "abaixo" dele também conquistem esse status.

      Isso em parte também se aplica aqui na terra, embora nem sempre os espiritos considerados aristocratas intelecto-morais sigam o protocolo dos homens, eles vem e guiam a humanidade. Cito, como exemplo, Jesus que tem um alto grau de desenvolvimento e cumpriu sua tarefa como um homem do povo, sem ostentar cargo algum dentre as organizações humanas.

      Além dele temos São Francisco que veio pra reformar a Igreja católica e o fez sem ser Papa. Gandhi que libertou um país sem ser presidente ou rei. E por aí vai.

      Reparem que por traz da capa das estruturas das organizações humanas, no fundo a aristocracia intelecto-moral está aí desde os confins dos tempos fazendo o progresso acontecer.

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  16. Pois é assim que se sabe por si só, julgar o outro como se estivesse com a verdade que é uma visão individual. Como ter certeza de que o outro não crer em Deus ou pior, não tem Deus , se somos da mesma Fonte🙏 isso não passa de julgamento e intolerância e a torpe vaidade em querer que o outro seja como você, pense igual a você e enxergue a Vida do mesmo
    ângulo que você e sinta Deus como você, só porque não se presta a nenhuma religião e ainda mais sendo espírita que deveria aceitar as diferentes posições de cada um de acordo com a graduação em compreensão de si mesmo que é onde se encontra o Divino Eu Sou Um com Deus a Centelha Quântica 💫 Universal. Isso que aconteceu na Política Brasileira prova que religião nenhuma salva ninguém, pois ressalta a soberba de muitos como disse o Cristo, são sepulcros caiados. É por isso que na sua maioria aqueles que encabeçam as religiões são da classe média alta, isso não significa ter sabedoria, humildade, simplicidade, virtudes que são do espírito não da personalidade. O Tempo se encarregará de tudo pelo Justo desfecho.

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    1. Exatamente é neste ponto que vejo o erro, ficar criticando, dizendo não sei como dizem ser espírita de direira, dos dois lados e item problemas que devem ser estudados, nem o espirita de esquerda se define melhor nem o de direita, existem pontos qud não se coadunam nem num nem noutro E AS CASAS ESPURITAS ESTÃO CHEIAS DE GENTE CONVENCIDAS QUE ESTÃO CERTAS SENDO DE ESQUERDA ( PREPOTENCIA )

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  17. Como lembrou a Kahenna Reis, em Nosso Lar, "a moeda é o trabalho". Outra coisa é o que TODOS os partidos socialistas/comunistas implantaram no País, onde seus representantes, em todos os níveis, de nenhuma maneira pensam na equidade de direitos ou riquezas entre todos. Hoje 95% dos representantes socialistas que foram eleitos pelo povo na esperança de melhoras, estão envolvidos em falcatruas, e roubo do dinheiro público...Só pensam no seu bolso. Nos regimes da Russia e China, os governantes escravizaram o povo, tirando-lhes direitos de liberdade, comunicação etc. Todos sabem da prática de trabalho escravo, na China, inclusive a tão certinha ONU, que nada faz para não perder a contribuição bilionária que de lá recebe. Por que será que hoje eles "gostam" tanto de comer cachorros, ratos, baratas, e outras "especiarias"??... Muita fome que passaram e tiveram como opção.
    Isso já vem acontecendo na Venezuela
    Nesses países, apesar do sistema, seu governantes fizeram deles potências. E aqui??
    Os governantes socialistas acabaram com o País, injetando dinheiro em outros países, em grandes obras por critérios ideológicos e "alimentando" suas contas particulares com propinas, enquanto isso o Brasil carecendo de infra-estruturas. Além de promover idéias nada cristãs, como aborto, ideologia de gênero, etc. Estamos vendo "cristãos" aliar-se a partidos (PT, PC do B, PSOL, PDT), que defendem regimes totalitários (China, Coréia do Norte, Rússia) onde sua principal meta e acabar com a família e a igreja. Cego quem não quer ver.

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  18. Cobrança proporcional ao recebido e ao quem mais tem mais acréscimos, contrário ao pouco recebido pela pouca iniciativa é filosofia socialista de Jesus que grafadas de forma diferentes apresentam uma forma capitalista/materialista. Por isso encontro em Adam Smith, na época, contrário ao mercantilismo executado por reinos e não estado, uma proposta socialista, sabendo que toda instituição é acéfala diante do princípio espirita do livre arbítrio. Relativiza-se o semelhante e bem próximo, como o, "diga-me com quem andas...". Finalizo com um pensamento amigo; Se eu não for todos jamais serei um. Eu estou espírita e por isso socialista, na sua etimologia. Abs fraternos.

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  19. Admiro a intenção, mas conhece pouquísssimo sobre capitalismo e Adam Smith . A visão estereotipada de "visar o lucro" prejudica totalmente a análise.

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    1. Seria muito interessante que você apresentasse trechos do próprio Adam Smith que afirmem o contrário. Se você leu mesmo Adam Smith sabe que ele admitia como natural a taxa de mortalidade de 50% das crianças filhas de operários em virtude das absurdas condições de vida de que eles desfrutavam. E recomendava o salário no nível "ideal" para manter a pobreza em condições de necessitar continuar sempre trabalhando para os ricos proprietários. E se o capitalismo não visa o lucro, então me apresente autores que sustentem essa tese, porque realmente não os conheço.

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    2. Boa tarde! Na minha pequenez eu compreendo que cada criatura vive onde precisa estar por merecimento, missão, provas que são os testes que nos leva a superar os obstáculos criados por nós mesmos. Renascemos pelas leis naturais e desencarnamos e desencarnamos pelas mesmas leis, pelo suicídio impensado ,( pelos excessos ) ou suicídio direto e também pelos flagelos naturais provocados pela natureza , bem explicado por Kardec no final da Gênese. Em todos os processos a interrupção da nossa vida física terá de recomeçar, não entendo que seja sempre a próxima, Deus em sua plena bondade permite a seus filhos sempre uma nova lição para ele superar suas dificuldades, e nessa lição pode estar programado o fortalecimento para ele rever os seus erros que ficaram no tempo. Só conheço um Deus de amor e bondade, luas leis devem ser cumpridas do micro ao macro, sem favorecimento, essa história de carma, Deus castiga, Deus pune não é verdade ele sempre favorece seus filhos com lição de reparo e quer sempre que evolua. Assim como tudo o que é material é oriundo fo FCU, nos espíritos que surgimos como uma partícula espiritual de Deus podemos nos considerar wue estamos mergulhados nele e ele em nós , como um fluido espiritual que está ao mesmo tempo em todos os lugares , ao mesmo tempo, cada criatura compreende Deus a sua altura de aprimoramento, impossível vê-lo com um homem barbudo, carrancudo que pune seus filhos. S Doutrina Edpirira de hoje não dever ser entendido a 157 anos atrás, grandes espíritos Emmanuel, André Luiz, Joana de Angeles e outros nos trouxeram a clareza dos dias atuais. Emmanuel pega os itens da Bíblia e nos esclarece.
      Pouco sei, estou tentando dia a dia a compreensão necessária. Veja a Doutrina Espírita como esclarecedora, o homem esclarecido corrige melhor seus erros , compreende que foram criados por ele.
      Podendo me ajudar ajude.

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  20. A cada dia o Brasil se encarrega de desmoralizar qualquer tentativa de consolidação dos conceitos de direito e esquerda. No meu caso, não me identifico com algumas bandeiras de ambos os lados. Celebro e busco proteger a vida. Nesse ponto, especialmente, não consigo apoio em nenhuma das ideologias, seja de esquerda ou direita, conforme, repito, o modelo apresentado no nosso Brasil. Não posso concordar com a destruição - detesto o termo desconstrução- da família como a célula principal da sociedade. E na formação da família, os valores morais devem merecer destaque. Para mim, é muito simples: Não se pode conceder cidadania sem antes oferecer educação ao espírito imortal. O exercício da cidadania consciente demanda atributos e virtudes que somente uma educação moral bem consolidada pode garantir.

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  21. A é a esquerda é bem cristas traz pautas bem tipicasd de Espiritas , legalização do aborto, liberação de drogas, educação de genero, lutas de classes, divida historia , muito crista ... E triste ver a gisnatica que se faz para se colocar esse monte de bobagem que nao é novidade na historia a esquerda ja fez isso com a Teologia da libertação e agora continua sua infiltração em todas as outras religioes, destruindo tudo que é tradição e familia ...

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  22. Como alcançar evolução moral e intelectual com a desconstrução da família, com a hiper sexualização das crianças, incentivo a libertinagem e promiscuosidade das pessoas, preconceito as pessoas que alcançaram o sucesso com trabalho duro e árduo?

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  24. Gostei da leitura e sempre reflito na contradição ( pelo menos na minha opinião ) de pessoas que se dizem cristãs ter posicionamentos politícos tão controversos com os ensinamentos de Jesus, estou conhecendo agora o espiritismo, achei muito interressante a explicação sobre como funciona a vida espiritual, e ao meu ver, tem muito mais em comum com posicionamentos de esquerda do que com os de direita, inclusive foi notando a incongruência do fato de existir mais cristãos (católicos, evangélicos e espíritas ) de direita, que procurei saber sobre a existência de espíritas de esquerda, e aqui estou, se tiver mais conteúdo gostaria de saber.

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    1. Prezado Elis, por acaso encontrei seu texto, e para minha surpresa, fiquei muito feliz com a lucidez do mesmo, mas para que eu possa evoluir e até mesmo, se necessário mudar meu entendimento gostaria de lhe questionar não estou afirmando nada, mas se pudesse reforçar seu posicionamento nestas áreas me ajudaria muito em meu entendimento politico e espiritual.

      Não fostes muito brando para com o a frontal divergência entre a visão comunista da fé e da religião para a visão espirita desta questão, ao meu ver são extremamente antagônicas no mérito, visto que jesus disse que ninguém vem ao pai senão por mim e o comunismo diverge frontalmente da existência de uma sociedade centralizada em Deus?

      Como espiritas temos a ciência que existe um plano espiritual, ao meu ver ambos os campos são utilizados pelo plano espiritual para promover a correção da humanidade, assim como o encarne em massa de espíritos guerreiros entre os bárbaros e o fim do império romano, entretanto é nítido a diferença entre o resultado nas civilizações que por ventura foram "administradas" por um ou outro lado. Vide Estados Unidos X Russia, onde todos os indicadores humanos apontam para uma civilização mais desenvolvida, feliz e próxima a Deus no modelo americano, vide as duas Alemanhas, ou as duas coreias? Eu acredito com certeza que o projeto de um mundo socialista seria lindo, mas ele não te parece "impossível"? Talvez o único trecho que senti um erro no teu texto foi quando falastes da china e do bem que o comunismo fez a este pais, isso me pareceu indiferença com os 50 ou 100 milhões de mortos de fome da época do MAO, além disso se pegarmos as duas coreias como comparação, não seria possível conceber que uma china com uma democracia liberal não seria melhor que a comunista? além disso tem o fato da china comunista estar a frente do Brasil no ranking de liberdade econômica e portanto ser também capitalista na pauta econômica ?

      Além disso, como espiritas sabemos que o plano espiritual não versa sobre governos, versa sobre espiritos, comunhão com Deus e busca por evolução, o pobre vem pobre para ser testado em sua fé e se corrigir muito possivelmente por ter sido avarento em uma outra reencarnação, assim como o rico é testado exatamente na contramão em sua luxuria e extravagância, neste sentido sociedades capitalistas tem em média 10% de ricos e super ricos, 10% de pobres e super pobres e 80 % no meio do caminho, já em sociedades comunistas os índices de pobreza chegam 95% na venezuela, 90% em cuba, não seria um indicador para afastar nossas sociedades deste caminho?

      E por ultimo, nossa espécie dizem ter 200 mil anos e apos 186 mil anos como cacadores e coletores, passamos pela revolução neolitica, onde passamos a tratar animais e cultivar a terra, neste contexto a terra passou a ter valor e as disputas trouxeram guerras, não havia capitalismo, nem comunismo, assim como não existe capital ou social quando um leão invade o território do outro, desde então a sociedade evolui sobre si, na base inovação, da guerra, da competição, visando o retorno e acensão para aquele que o faz, deste modo uma sociedade que não permite a acensão e o retorno capital, não mitigaria a evolução? além disso, como disse as guerras são do homem não do capitalismo, nem do direitismo desde sempre, mas as guerras contemporâneas quase todas tem o ideal de revolução comunista, com as guerras africanas por exemplo, pegue a leste europeu, que foi tomado pela URSS, e sequestrado atras de um muro e saqueado, enquanto os americanos reconstruiriam a europa com o plano plano marshall? TODOS os paises do leste europeu tiveram que entrar em guerra para se livrar do comunismo, isso não é exatamente o plano espiritual livrando-os do comunismo?
      Enfim, desculpe por me alongar, não critico sua visão, mas ao meu ver me parece incompatível o espiritismo com o comunismo! fraterno abraço

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  25. Prezado Elis, por acaso encontrei seu texto, e para minha surpresa, fiquei muito feliz com a lucidez do mesmo, mas para que eu possa evoluir e até mesmo, se necessário mudar meu entendimento gostaria de lhe questionar não estou afirmando nada, mas se pudesse reforçar seu posicionamento nestas áreas me ajudaria muito em meu entendimento politico e espiritual.

    Não fostes muito brando para com o a frontal divergência entre a visão comunista da fé e da religião para a visão espirita desta questão, ao meu ver são extremamente antagônicas no mérito, visto que jesus disse que ninguém vem ao pai senão por mim e o comunismo diverge frontalmente da existência de uma sociedade centralizada em Deus?

    Como espiritas temos a ciência que existe um plano espiritual, ao meu ver ambos os campos são utilizados pelo plano espiritual para promover a correção da humanidade, assim como o encarne em massa de espíritos guerreiros entre os bárbaros e o fim do império romano, entretanto é nítido a diferença entre o resultado nas civilizações que por ventura foram "administradas" por um ou outro lado. Vide Estados Unidos X Russia, onde todos os indicadores humanos apontam para uma civilização mais desenvolvida, feliz e próxima a Deus no modelo americano, vide as duas Alemanhas, ou as duas coreias? Eu acredito com certeza que o projeto de um mundo socialista seria lindo, mas ele não te parece "impossível"? Talvez o único trecho que senti um erro no teu texto foi quando falastes da china e do bem que o comunismo fez a este pais, isso me pareceu indiferença com os 50 ou 100 milhões de mortos de fome da época do MAO, além disso se pegarmos as duas coreias como comparação, não seria possível conceber que uma china com uma democracia liberal não seria melhor que a comunista? além disso tem o fato da china comunista estar a frente do Brasil no ranking de liberdade econômica e portanto ser também capitalista na pauta econômica ?

    Além disso, como espiritas sabemos que o plano espiritual não versa sobre governos, versa sobre espiritos, comunhão com Deus e busca por evolução, o pobre vem pobre para ser testado em sua fé e se corrigir muito possivelmente por ter sido avarento em uma outra reencarnação, assim como o rico é testado exatamente na contramão em sua luxuria e extravagância, neste sentido sociedades capitalistas tem em média 10% de ricos e super ricos, 10% de pobres e super pobres e 80 % no meio do caminho, já em sociedades comunistas os índices de pobreza chegam 95% na venezuela, 90% em cuba, não seria um indicador para afastar nossas sociedades deste caminho?

    E por ultimo, nossa espécie dizem ter 200 mil anos e apos 186 mil anos como cacadores e coletores, passamos pela revolução neolitica, onde passamos a tratar animais e cultivar a terra, neste contexto a terra passou a ter valor e as disputas trouxeram guerras, não havia capitalismo, nem comunismo, assim como não existe capital ou social quando um leão invade o território do outro, desde então a sociedade evolui sobre si, na base inovação, da guerra, da competição, visando o retorno e acensão para aquele que o faz, deste modo uma sociedade que não permite a acensão e o retorno capital, não mitigaria a evolução? além disso, como disse as guerras são do homem não do capitalismo, nem do direitismo desde sempre, mas as guerras contemporâneas quase todas tem o ideal de revolução comunista, com as guerras africanas por exemplo, pegue a leste europeu, que foi tomado pela URSS, e sequestrado atras de um muro e saqueado, enquanto os americanos reconstruiriam a europa com o plano plano marshall? TODOS os paises do leste europeu tiveram que entrar em guerra para se livrar do comunismo, isso não é exatamente o plano espiritual livrando-os do comunismo?
    Enfim, desculpe por me alongar, não critico sua visão, mas ao meu ver me parece incompatível o espiritismo com o comunismo! fraterno abraço

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    1. Oi, amigo(a).
      Serei muito grato se puder me informar seu nome, o que facilita a orientação do diálogo.
      Quando uso os termos capitalismo, socialismo e comunismo, refiro-me ao ideário por trás de cada expressão, seus valores, a filosofia que os norteia. Gosto sempre de lembrar que, logo após a morte de Jesus, seus discípulos organizaram uma sociedade para dar continuidade às suas ideias, e essa sociedade era organizada de modo comunal. Foram as ideias de Jesus que inspiraram todos os socialistas até Karl Marx. Ele e Engels é que entenderam que pelas vias da fé não seria possível promover mudanças na sociedade, porque a fé estava sempre aliada aos interesses dos poderosos e era usada como instrumento de alienação dos oprimidos. Desde então houve uma mudança de argumentação, abandonando o argumento religioso e buscando a fundamentação científica.
      Você fala dos horrores do comunismo; compreendo. Estamos inseridos em um universo cultural capitalista que, para se manter, faz vista grossa sobre os próprios horrores e destaca em cores fortes toda e qualquer falha dos outros modelos. Você nunca verá, no nosso meio, qualquer exaltação aos inúmeros sucessos obtidos por qualquer sociedade que não seja capitalista; e nem verá o meio cultural alimentado pelo capitalismo comentar sobre os riscos de uma auto extinção da espécie humana, seja pela ganância da indústria bélica, seja pelo consumismo exacerbado que transforma todo o bioma do planeta em objeto de negócio e lucro. Você também não verá e nem ouvirá qualquer associação entre os milhares de mortos todos os dias em razão da desigualdade social que o capitalismo alimenta e da qual se nutre.
      Tudo isso é compreensível. Minha reflexão é apenas no sentido de que os valores defendidos pelo Espiritismo e pelo Evangelho são absolutamente incompatíveis com os valores que norteiam o capitalismo, e que teremos que encontrar uma nova forma de organização social que seja baseada na preocupação com o coletivo, em vez do individual; com o bem estar de todos, em vez do meu bem-estar e dos meus; com a solidariedade recíproca, em vez da competição; com o cultivo de valores espirituais, em vez da motivação pelo lucro e pela acumulação de riquezas.
      Apenas isso.
      Quanto às propagandas midiáticas de um lado ou do outro na intenção de difamar o adversário, procuro estudar cada campo a partir das suas próprias fontes, de modo a não me deixar enganar nem por um e nem por outro.
      Obrigado pela gentileza do diálogo.
      Um abraço.

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  26. Em tempo, se possivel versar sobre o colega acima versou como a legalização da drogas, aborto, depravação moral, sexual etc

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    1. Como regra, os movimentos de Esquerda (não apenas os partidos políticos) se orientam por princípios como a dignidade humana, a valorização do espiritual em detrimento do imediatismo material, a educação em vez da punição, dentre outros. Nesse sentido, os movimentos de Esquerda entendem problemas como uso de drogas e prática do aborto como questões em que a cultura determina em grande parte o comportamento das pessoas, e que só uma ação educativa de longo prazo logrará resultados efetivos. Por isso, em vez de armas, polícia, prisões, a preferência por uma política baseada em escolas, unidades de saúde, cuidados médicos. Em vez de tratar essas questões na esfera da segurança pública, com base em uma visão punitivista, tratar na esfera da saúde pública, com base em uma visão educativa e transformadora da cultura. De nada adianta prender as pessoas se não houver um processo educativo que toque nas causas sociais desses problemas. Ambos os temas foram explorados em mais detalhes em artigos que estão neste blog. Um abraço.

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  27. Que horror! Inacreditável o que se tenta fazer para inverter o papel do Consolador Prometido à Terra. É sempre o movimento de, ao invés de adaptar sua vida à Jesus e Kardec, tentar adaptar Jesus e Kardec à sua vida. Texto medonho, repleto de conclusões simplistas, com citações fora de contexto e, explicitamente, tendencioso. Há inúmeras obras espíritas que citam textualmente o repúdio do Espiritismo ao socialismo e ao comunismo: "Parte 3ª do Livro dos Espíritos", "Obras Póstumas", "Viagem em 1862", "Revista Espírita, Fevereiro de 1863" (sem falar em outros artigos da própria Revista Espírita), todos de Allan Kardec; "A Caminho da Luz", de Emmanuel; "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho", de Humberto de Campos; "Sementeira de Paz", Néio Lúcio. Isso só para citar algumas fontes que tratam do tema de forma clara e direta, sem narrativas e conclusões deliberadas. Lamentável ver o que estão fazendo com o Espiritismo!...

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